21 setembro 2020

O amor é um só

De uma carta a Lilliana, irmã de Chiara

Lilliana era noiva de Paolo Berlanda, casando-se mais tarde com ele. A unicidade do amor a que Chiara se refere é bem surpreendente, sobretudo por se tratar do amor ao próprio noivo.

30 de janeiro de 1944

Ouça, Lilliana, o grito do meu coração: “Não divida seu coração na terra, não divida o seu Amor!” O Amor é um só, Lillianazinha minha, um só: o Amor por Deus. Mas não me entenda mal: ouça. Há um Ideal na vida que supera todos. Resume-se em três palavras: Amar, fazer amar, reparar! É o meu. Deve ser o seu, se quiser vir comigo! Amar a quem? A Deus. Ele mora no coração de todas as criaturas. Mas, por ser essa a Vontade Dele, você deve vê-lo especialmente em um coração: no coração de Paolo! Lilliana minha: você deve amar Paolo mais do que o ama. […]

Para você, o amor a Deus se manifeste assim: amando Paolo o mais que puder; por ele, renegue o seu egoísmo, a sua vontade de ficar trancada em si mesma, as suas comodidades, todos os seus defeitos. Por ele, aumente a sua paciência, aperfeiçoe as suas capacidades de mãezinha, saiba calar quando alguém errar! […]

Oh! Lillianazinha! Guarde essas palavras, leia-as muitas vezes, até achar que as entendeu totalmente. Oh! Se você as entendesse! Imensamente feliz ficaria meu coração, que a segue com apreensão por temer que você sofra ao pensar que seu amor fique dividido! Não! Não! O Amor é um só! Para você é amar a Deus no Paolo seu. Torne-se digna dele, como se você tivesse de se tornar digna de Deus! 

Nenhum comentário: