Penso que não há modelo melhor do que a comunidade cristã primitiva. São quatro os elementos que a caracterizam: o amor recíproco, a comunhão de bens, a oração, principalmente a fração do pão ao redor da mesa eucarística, e a escuta da Palavra dos Apóstolos.
Nós cristãos somos chamados, hoje, de vários modos, a atuar essas quatro características nas diferentes formas de vida comunitária das nossas comunidades eclesiais, paroquiais e diocesanas.
Qual é a raiz, a única raiz da qual brotam essas características das primeiras comunidades cristãs? Como já citamos anteriormente, a vida da família natural possui várias características que são efeito do amor recíproco, cimento e alma da família; portanto, elemento que une os membros. O mesmo acontece com a família dos filhos de Deus: o segredo é o amor mútuo. O amor é sempre o segredo da vida cristã, tanto para conservar o efeito da Eucaristia no indivíduo, quanto para conservar este efeito em nós que formamos um Corpo. Naturalmente, como corpo, o amor deve ser recíproco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário