07 maio 2019

Caminho para a unidade


Na Espiritualidade da Unidade é possível possuir a plenitude da alegria. No Evangelho está escrito: “... que sejam uma só coisa, para que a sua alegria seja plena”.(cf. Jo 15,11; 17,21).
“Consumar-se na unidade”, prontos a dar a vida realmente não idealmente, morrer pelo outro exige a morte total de nós, isto é, não apenas estar prontos a morrer por Jesus no irmão, mas morrer realmente. Foi o que Jesus fez na cruz, ele é o Tudo e fez-se nada.
Podemos chegar a verdadeira unidade porque temos em Jesus Abandonado o modelo do anulamento. E quando não conseguimos estar unidos significa que nós não aceitamos totalmente aquilo que nos faz sofrer. Talvez o aceitamos, mas não o abraçamos e amamos como um tesouro, como a única coisa desejada. Isto significa que em nós existe ainda algo de nosso:
Uma ideia, um pensamento, talvez ate mesmo belo, espiritual, mas se quisermos a unidade, a presença de Deus entre nós, o Espírito Santo entre nós, devemos estar vazios! Vazios como Jesus na cruz que não tinha mais nem pai, nem mãe. Estava lá elevado entre o céu e a terra esvaindo-se em sangue e a plenitude do Pai estava nele e por isso abandonou-se a ele e ressuscitou com o corpo na plenitude divina.
Tendo escolhido Jesus no seu abandono como ideal, já nos primeiros tempos da nossa vida, queríamos conhecer tudo sobre ele e Chiara nos dizia:

“É belo viver Jesus abandonado
No momento presente e chamá-lo pelo nome:
Ele é tudo!
É todos os sofrimentos.
É todos os amores.
É todas as virtudes.
É todos os pecados
(porque se fez pecado, assumiu todos os pecados por amor).
E todas as realidades ““.

Podemos dizer, por exemplo, que Jesus Abandonado é o mudo, o surdo, o cego, o faminto, o esgotado, o desesperado, o traído, o fracassado, o medroso, o sedento, o tímido, o louco, é todos os vícios, a escuridão, a melancolia. O mudo: porque não sabe mais falar; O surdo: não ouve nem a voz de Deus; o cego: não vê mais o seu Paraíso; o faminto: nada mais o sacia; o esgotado: está sem sangue; o desesperado: não vê diante de si alguma luz; o traído: parece-lhe ser traído ate pelo Pai que no momento culminante não faz mais sentir sua presença; o fracassado: tinha feito tantas coisas e tudo pelo Pai e naquele momento não vê fruto algum, nenhum reconhecimento. Tem medo a ponto de gritar, tem sede, não tem mais a coragem de chamar de “Abbá” ao Pai do céu. Parece louco pelo que diz ao ladrão. Parece todos Os vícios com os quais se carregou e que o oprimem ate a morte. Prova as trevas mais escuras e experimenta a saudade por não estar em Casa.
Não é fácil de realizar imediatamente esta oração, este se identificar com Jesus. Estamos a caminho, mas isso nos leva, por meio dele, a luz e a paz em cada momento de nossa vida.

Nenhum comentário: