25 abril 2020

O testemunho a dar


      “Amai-vos uns aos outros” (Jo 13,34). É a vocação de todo cristão.

      Fazem pensar as palavras que diziam dos primeiros cristãos: “Vejam como se amam e como cada um está pronto a morrer pelo outro”4.

      Portanto, via-se que cada um estava pronto a morrer pelo outro.

      Talvez isso decorresse do fato de ser comum, nos tempos das perseguições, alguém se oferecer para morrer em lugar do outro. Em todo caso, o fato é que se via essa medida de se amar entre os cristãos.

      Geralmente não se exige de nós a morte física. Mas, é preciso estarmos sempre prontos. Cada ato de amor recíproco deve se fundamentar nisso.

      Aumentemos a temperatura da nossa caridade mútua. Que até mesmo um simples sorriso, um gesto, um ato de amor, uma palavra, um conselho, um elogio ou uma correção oportuna dirigidos ao irmão revelem nossa disposição de morrer por eles. Que se veja nosso amor, certamente não por vaidade, mas para garantir-nos a arma poderosa do testemunho.

      Muitas vezes, como os primeiros cristãos, também nós estamos num mundo sem Deus, descristianizado. Cabe a nós, então, testemunhar Jesus. E podemos fazer isso da melhor maneira com o nosso mútuo amor.

Nenhum comentário: