Mas, pensando ainda nos primeiros cristãos, vemos que para eles o apostolado era, e de um modo especial, um culto.
Paulo diz: “Deus, a quem sirvo em meu espírito, anunciando o Evangelho do seu Filho, é testemunha…” (Rm 1,9).
Anunciando o Evangelho, o apóstolo faz a vontade de Deus e se oferece como vítima.
Anunciando o Evangelho, o apóstolo faz ainda um verdadeiro sacrifício, oferecendo a Deus os convertidos por ele, que aparecem como vítimas transformadas pelo Espírito Santo de “carnais” em “espirituais” (cf. Rm 15,16).
Muitas vezes, eles eram chamados “primícias” (termo usado geralmente para o culto): “Nós, porém, sempre agradecemos a Deus por vós, irmãos queridos do Senhor, porque Deus vos escolheu como primícias” (2Ts 2,13).
Não é talvez este o culto característico, que também o nosso Movimento eleva a Deus?
No fundo, a ação da nossa Obra não é senão converter-nos e reconverter-nos a Deus, e converter e reconverter muitas e muitas pessoas.
Também nós temos, em nós e em muitos, vítimas espirituais e primícias a oferecer a Deus no mundo inteiro.
Portanto, sintamo-nos felizes porque a nossa vida, toda a nossa existência, vivida segundo as linhas que nos foram dadas por Deus e são abençoadas pela Igreja — vontade de Deus para nós — é um culto contínuo, que oferecemos a Deus, é expressão genuína do sacerdócio real que nos investe a todos.
1 “(E) naquele momento tudo se inverte. Em Jesus, a vontade humana, como no Getsêmani, consente. “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito.” Desaparece o abismo do desespero como uma gota de ódio irrisória no abismo infinito do amor. A distância entre o Pai e o Filho não é mais o lugar do inferno, mas do Espírito” (Bartolomeu I, 1994, p. 7).
2 “Tudo está consumado”. [N.d.T.]
3 Remetendo “explicitamente nas mãos do Pai divino o eterno vínculo de união que a Ele o unia, o Espírito Santo”, Jesus experimenta “até o fim o abandono completo também po r parte do Pai”, morre “nas trevas extremas abandonadas pelo Espírito” (Balthasar, 1969, pp. 30-48).
Nenhum comentário:
Postar um comentário