17 outubro 2022

Compromisso civil e político

A vida de Igino é repleta de momentos extraordinários e experiências coerentes e corajosas. O retrato que emerge do mosaico de suas escolhas e iniciativas mostra um heroísmo a serviço da humanidade, guiado pelo amor a Deus e sustentado pela fidelidade à Igreja. Aqui estão alguns elementos.

Estamos em 1925 e Igino Giordani é diretor da Parte Guelfa, um periódico muito crítico do regime fascista e defensor das razões dos católicos. A Santa Sé, no entanto, está preparando os Pactos Lateranenses, ou seja, o acordo com o Estado italiano, e a voz de Giordani lhe incomoda, porque deixa o regime nervoso. De L'Osservatore Romano vem um distanciamento do Partido Guelfo e seus autores, e Igino imediatamente fecha essa revista, em obediência à Igreja, sem hesitação.
É o ano de 1933 e um alto prelado desafia Higino sobre a forma de dirigir a revista Fides, uma revista pontifícia que pela primeira vez foi dirigida por um leigo. Percebendo que o tempo para a plena confiança no trabalho dos leigos na Igreja ainda não está maduro, Igino se demite. Foi remanejado seu cargo e restaurou a plena confiança que nunca lhe faltou, tendo em vista que o episódio de protesto foi uma iniciativa isolada.
É 1944 e, em uma Roma livre do fascismo, equipes de guerrilheiros vagam pelas ruas, tirando os velhos hierarcas fascistas de suas casas para executá-los na hora. Eles chegam ao prédio Igino, onde mora um idoso fascista que os guerrilheiros querem fuzilar. No tumulto da situação, alguém lhe pede ajuda e Igino calmamente vai até o comandante da patrulha partidária, conversa com ele e o convence a desistir da execução sumária. Enfia um de seus livros debaixo do braço, depois de ter assinado uma dedicatória personalizada, cumprimenta-o e tudo se resolve pacificamente.
Estamos em 1948 e querem nomear Igino para a Câmara dos Deputados. É uma corrida de muitos para os melhores lugares, depois que o regime acaba, mas Higino não. Ele pede a seu amigo, Mons. Giovambattista Montini, o que você acha disso, e ele recebeu um parecer favorável de Montini. A sua ação permanece sempre profundamente eclesial.
"Pode um político ser um santo?" Um santo pode ser um político? Tente a solução da questão em si mesmo agora que você se torna um político ».
É o ano de 1949 e no tribunal inflamado, onde a oposição entre os partidos políticos tem tons de violência verbal e física, discute-se a adesão da Itália ao Pacto do Atlântico. Igino Giordani toma a palavra, ao lado dele está Tarcisio Pacati, outro ilustre membro que se juntou ao Movimento dos Focolares e, em voz baixa, dá um sinal de unidade ao seu amigo Igino, declarando-lhe: "mantenhamos Jesus no meio ", ou seja, vamos traduzir em experiência do momento a promessa de Jesus contida no Evangelho de Mateus (18, 20), pela qual dois ou mais estão reunidos em nome de Jesus, ele está ali, entre eles. E, de fato, lentamente o clima político muda. Igino sente que a Europa pode realizar uma ação de pacificação mundial em um mundo marcado pela oposição ideológica entre o Oriente e o Ocidente do mundo. Ele entende que a única maneira de alcançar a justiça social é fundar uma economia baseada na comunhão de bens. Desta forma, as diferenças ideológicas que opõem os socialistas aos liberais serão resolvidas. No final, um aplauso geral reúne todos em torno das razões da paz.
Era 1950 quando Igino iniciou um diálogo, a partir das páginas dos jornais que dirigia, com o diretor do jornal comunista l'Unità. Trocam exortações e comentários, perguntas e respostas, procurando alcançar objetivos comuns sobre os mesmos motivos da paz e da vida boa e feliz dos pobres. Tudo isso, em um clima político em que os comunistas foram excomungados da Igreja. Giordani foi deplorado por seu partido pela escolha profética de buscar razões de convergência e reconciliação com adversários políticos.

Popularismo e antifascismo

Depois da guerra há um país a ser reconstruído e Don Luigi Sturzo procura jovens inteligentes que possam ajudá-lo a fazer crescer o Partido Popular. Ele conhece Igino e o emprega na assessoria de imprensa do partido. Igino começa seu trabalho como jornalista, muitas vezes assinando artigos importantes denunciando o sistema fascista que começa a sufocar as liberdades dos italianos.
O fascismo pressiona e força muitas personalidades políticas ao exílio. Sturzo também é forçado a se mudar para Londres. O Partido Popular está se dissolvendo lentamente, parece que ninguém mais consegue curá-lo. O último a não abandonar o navio é Igino Giordani, que continua a publicar o boletim político do partido mesmo quando a polícia fascista proíbe a circulação de todos os periódicos políticos. No final, estamos em 1926, Igino encontra-se sem emprego. Ele começa a lecionar em escola pública, mas é forçado a se demitir porque não é fascista e não pode ocupar um cargo público.
"Encontrei um substituto no Liceo Mamiani em Roma, mas alguns alunos e colegas logo perceberam que eu não estava participando da retórica e liturgia oficial do regime, fazendo-me entender que era melhor eu sair antes de ser colocado em a porta".
Ele consegue um emprego na Biblioteca Apostólica do Vaticano, mas primeiro vai para os Estados Unidos da América, onde estuda a ciência moderna da biblioteconomia. Foi nos EUA que se tornou terciário dominicano, atraído sobretudo pela figura de Santa Catarina de Sena, e entrou em contato com o mundo protestante, desenvolvendo uma notável sensibilidade ecumênica.
Ao regressar à Itália, tem todas as credenciais para conquistar o cargo de professor universitário de Literatura Cristã Antiga, tendo publicado em anos anteriores as traduções e comentários de alguns padres da Igreja. Mas o Ministério bloqueia tudo. Igino não é fascista, ponto final: não pode aspirar a carreiras importantes. Após a Segunda Guerra Mundial, os partidos vão virar: Igino será consultado pelo Ministério para um parecer sobre um candidato a magistério universitário com passado fascista. Higino não se vinga, responde de acordo com a verdade e a justiça, e a prática continua.

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