EXPULSE de seu espírito todas as lembranças tristes. Será que remoer os erros vai conseguir sarar o mal que já houve? Não! Quanto mais revolver em seu coração as tristezas do passado, mais vai sofrer, sem resultados nenhum. Dirija sua mente às recordações alegres, aos momentos felizes, aos fatos agradáveis do passado. Acenda a luz, para que as trevas desapareçam.
"Eu daria tudo que tivesse pra voltar aos dias de criança. Eu não sei pra que a gente cresce se não sai da gente essa lembrança..." (Ataulpho Alves)
31 julho 2018
Tenha coragem
TENHA coragem em todas as circunstâncias da vida. Por piores que lhe pareçam as dificuldades, tenha a certeza de que pode supera-las com a persistência e a força que provêm de seu íntimo. Deus está dentro de cada um de nós, pronto a dar-nos energia e vigor, ânimo e incentivo. Confie na bondade do Pai, que jamais desampara nenhum de seus filhos.
29 julho 2018
Ame os doentes
VOCÊ, que é enfermeira, ame os doentes que a procuram e que lhe foram confiados, como se fossem seus próprios filhos e irmãos. Sua missão é grandiosa e sublime, embora difícil e espinhosa. Não se irrite jamais! Os enfermos são exigentes, porque sentem mais necessidade de carinho do que as pessoas sadias. Seu carinho lhes apressará a cura, mais do que qualquer outro remédio.
Frutos da felicidade
SE algo de errado lhe aconteceu na vida, não diga que foi 'vontade de Deus'. Não! Deus quer apenas nosso bem e nossa felicidade, e nos dá os meios de sermos felizes. O mal que vem sobre nós é resultado de nossos erros do passado, de nossa ignorância. Faça em seu redor uma sementeira de bondade e de per dão, para que amanhã possa colher os frutos da felicidade.
28 julho 2018
A sua vitória
TENHA fortaleza de ânimo, para resistir a todos os embates e tempestades do caminho. Não se iluda: mesmo a estrada do bem está cheia de tropeços e dificuldades... Continue, porém! Não dê ouvidos às pedras colocadas pela inveja, pelo ciúme, pela intriga... Marche de cabeça erguida, confiantemente, e vencerá todos os obstáculos da caminhada. E, se for ferido, lembre-se de que as cicatrizes serão luzes que marcarão a sua vitória.
27 julho 2018
Em torno de si
DERRAME raios de sol de alegria em torno de si. Desta maneira, formará um círculo de pessoas que sentirão prazer em estar a seu lado. Quando algum amigo seu estiver triste, sabe que encontrará alegria em você. Derrame sua luz sobre todos os que o rodeiam, porque a alegria é obra divina. Seja um raio de luz a iluminar a vida das criaturas que se acercam de você.
26 julho 2018
Sem exageros
NÃO se deixe levar pelo extremismo. Nem exagero para mais, nem para menos. Saiba permanecer no meio termo. Se correr demais, cansará. Se ficar muito parado, acabará consumindo o terreno de baixo dos próprios pés, e dentro de pouco estará pisando uma cova. Não pare, mas também não queira correr demais. Caminhe firme e com segurança, sem pressa, mas não se de tenha jamais na senda do progresso.
25 julho 2018
Só o interior importa
Vivendo o Pai em nosso íntimo, pouca importância dá ao nosso exterior, se somos brancos ou negros, pobres ou ricos, desta ou daquela religião.
Diante de Deus não contam as diferenças externas: só o interior importa: se somos bons ou maus, generosos ou avarentos, amorosos ou egoístas. Pense nestas verdades!
24 julho 2018
Fazer da terra um céu
23 julho 2018
Ele é o caminho
Muitas vezes nos inquietamos em busca de caminhos para chegar até Ele, para sermos bons e tornarmo-nos santos.
Mas por que procurar caminhos se Ele é o Caminho, e Ele está aqui — Eterno Presente — esperando em cada momento da vida, que nos concede, poder colaborar conosco para agir através de nós e em nós e fazer-nos realizar obras dignas de filhos de Deus?
E se precisamos de provações, se sentimos a exigência de rupturas, de dores, de mortificações e de agonias para quebrar a monotonia deste estático e enfadonho viver humano, para deter a corrida na normal corrente do mundo e subir aos cumes puros do divino, Ele saberá apresentar-nos no momento presente, sob as dolorosas e inevitáveis circunstâncias da vida, sob as leis perenes e imutáveis da Igreja, que repete com Cristo, de mil maneiras: “Renuncia-te a ti mesmo, e toma a tua cruz”.
A vida, em suma, seria simples. Somos nós que a complicamos.
Bastaria encaixar-nos bem no presente, com todas as suas alegrias, os seus imprevistos, as suas labutas e os necessários compromissos: e tudo correria bem, como se fôssemos levados por um poderoso foguete rumo à eternidade feliz.
22 julho 2018
Silêncio
Assim como do fundo da música
brota uma nota
que enquanto vibra cresce e se adelgaça
até que noutra música emudece,
brota do fundo do silêncio
outro silêncio, aguda torre, espada,
e sobe e cresce e nos suspende
e enquanto sobe caem
recordações, esperanças,
as pequenas mentiras e as grandes,
e queremos gritar e na garganta
o grito se desvanece:
desembocamos no silêncio
onde os silêncios emudecem.
21 julho 2018
Você professor
VOCÊ, que é professor, procure modelar seus alunos com seu próprio exemplo.
O exemplo vale mais do que as palavras.
Tenha paciência, responda de boa mente a todas as perguntas, porque os alunos são muito receptivos e ansiosos de aprender.
Dê tudo o que pode, entregue-se à sua profissão como um sacerdócio dos mais sublimes, e tenha a alegria de ver uma peleia de jovens que trabalharão em benefício de todos, e que foram formados por você.
20 julho 2018
Em toda parte
Deus está em toda a parte ao mesmo tempo, em redor de você, dentro de você! Jamais você está desamparado Nunca está só Não permita que a mágoa o perturbe: procure manter-se calmo, para ouvir a voz silenciosa de Deus dentro de você Assim, poderá superar todas as dificuldades que aparecerem em seu caminho, e há de descobrir a Verdade que existe em todas as coisas e pessoas
19 julho 2018
Luz interior
ACENDA sua luz interior, a luz da sabedoria e da bondade. Dedique alguns minutos de seu dia à meditação, porque o homem iluminado não encontra trevas em seu caminho. Por onde passa, a luz se irradia de si mesmo, atingindo todos os que lhe estão perto. Mergulhe em seu íntimo, e ouça a voz de sua consciência, que é a voz silenciosa de Deus falando dentro de você mesmo.
18 julho 2018
Aprenda a respirar
APRENDA a respirar. A respiração é nossa principal função biológica e através dela fornecemos ao organismo a vida e a saúde, trazidas a nós pela energia Cósmica. Tudo o que vive, respira: plantas, animais e criaturas humanas. Se impedirmos a respiração, dá-se o fenômeno da morte. A respiração é a fonte da vida. Cada vez que aspiramos, introduzimos no organismo a Energia Cósmica, que é Fluido Divino. a respirar consciente mente e evitará numerosas doenças.
17 julho 2018
Trabalhe
NÃO fique a pedir as coisas...
Os braços parados nada produzem. As mãos que não ajudam criam ferrugem.
Trabalhe com entusiasmo e alegria, e o próprio trabalho trará com seus resultados positivos, a solução de todas as suas dificuldades.
Procure gostar do trabalho que lhe cabe realizar, e dentro de pouco tempo terá a alegria morando em seu coração.
16 julho 2018
Nossa mente
NOSSA mente é um aparelho de rádio, que transmite nossos pensamentos e recebe os alheios. Mas só receberemos os pensamentos que quisermos. Depende de nós fixarmos nossa mente numa faixa elevada de vibrações de bondade e amor, para que só sejamos atingidos por pensamentos idênticos. Desta maneira, nenhum pensamento de maldade e de enfermidade nos poderá atingir.
15 julho 2018
O lado belo da vida
FIXE seu olhar no lado belo da vida!
Há tanta coisa para ser contemplada e apreciada!
As moscas buscam as chagas, num corpo inteiramente limpo.
As abelhas, buscam as flores, mesmo no meio de um pântano. Seja como as abelhas!
Embora tudo em torno seja lama, procure com atenção, que há de descobrir uma pequenina flor, que venha alegrar sua alma.
Fixe seu olhar no lado belo da vida!
14 julho 2018
Vem, Senhor Jesus
“Vem Senhor Jesus!” é a oração que Chiara Lubich propôs em uma conferência telefônica de 1989, à comunidade dos Focolares no Mundo, em preparação para a Páscoa. Este pensamento pode nos acompanhar nestes dias da Semana Santa para acolher o Ressuscitado em todos os momentos, fazendo de cada dia uma experiência de Páscoa.
Caríssimos,
Hoje é Quinta-Feira Santa, um dia muito especial para nós. Lembra-nos diversas realidades divinas que constituem o centro da nossa espiritualidade. Por isso, todos os anos nesta ocasião, sentimos todo o grande fascínio deste dia. E não raramente, algo paradisíaco invade a nossa alma.
Com efeito, como não sentir o coração dilatar-se, se a Quinta-Feira Santa enfatiza de modo particular o Mandamento Novo de Jesus, a Unidade, seu Testamento, a Eucaristia, com seu extraordinário dom, e o Sacerdócio que torna possível a Eucaristia?
Reflitamos, então, hoje, com um gesto de imensa gratidão, sobre estes mistérios sublimes, fundamentais para todo cristão, e para nós, de modo especial.
Amanhã será Sexta-Feira Santa e este dia também nos leva ao coração do cristianismo e da nossa espiritualidade: Jesus morre, morre abandonado.
Parece-me ser este o momento de tratar um tema que, numa época e num mundo como o nosso, impregnado pelo consumismo e por outros males, ninguém, ou bem poucos estão dispostos a tratar, ou seja, o tema da morte. Vocês não acham?
Devemos fazê-lo por uma questão de coerência com o nosso Ideal que nos ensina como enfrentar cada momento da vida e, portanto também o momento da passagem para outra, ou seja, para a vida Eterna.
Trataremos desse assunto, procurando permanecer no âmbito da oração, nosso assunto preferido das últimas semanas.
Existe uma oração bem curta, também ela extraordinária!
O Espírito colocou-a nos lábios da Esposa, a Igreja, e é dirigida ao Esposo, a Jesus.
O Apocalipse, último dos livros da Bíblia, termina justamente com aquela oração: "Vem, Senhor Jesus" (Ap 22, 20).
"Vem, Senhor Jesus!".
Esta oração poderia ser a nossa oração, pensando, esperando, preparando-nos para a morte.
Sim, porque temos ou precisamos ter um conceito próprio e verdadeiro da morte: ela não é o fim, mas o início, o encontro com Jesus. E ainda, ela não é facultativa, faz parte do programa de todos, chegará um dia para todos; é vontade de Deus para todos.
Sim, é vontade de Deus para mim, para nós, para qualquer um.
Então é preciso saber acolhê-la como é: como vontade de Deus.
Mas, em geral, como aceitamos a vontade de Deus?
Entendemos que ela, seja qual for, é expressão do amor de Deus por nós. Então, não será lógico, nem justo aceitá-la somente com resignação. É preciso considerá-la como o que de melhor nos pode acontecer.
Por isso, nós nos esforçamos por viver de modo que a vontade de Deus seja a nossa vontade. E nos propomos a vivê-la não apenas com todo o amor, mas com entusiasmo. Sabemos que por meio dela nos encaminhamos para uma divina aventura, em parte já conhecida, em parte a ser descoberta, realizando assim o desígnio de Deus para nós.
Na verdade, é por este modo de acolher a vontade de Deus que se reconhece um focolarino. Foi através dela que teve início nossa conversão e nossa vida mudou de rota.
E se vemos assim toda e qualquer vontade de Deus, devemos ver assim também a morte.
Apesar das doenças, dos sofrimentos espirituais ou físicos que poderão acompanhá-la, a morte é um dom, um novo dom a ser aceito com gratidão, o último antes do Paraíso.
Por tudo isto, não vale a pena vivermos como se ela não existisse; mas convém sobretudo colocá-la no nosso programa e nos dispormos cada vez mais a acolhê-la com alegria, a esperá-la com vivo desejo, como fizeram os santos, ajudando-nos com a oração: "Vem, Senhor Jesus!".
"Vem, Senhor Jesus!".
Se pensarmos na morte, digamos: "Vem, Senhor Jesus!". Com este apelo do nosso coração, muitos temores desaparecerão, tudo se iluminará e Jesus virá, na sua hora. Ele virá pessoalmente..
Esta oração é oportuna também para outras ocasiões.
Podemos dizer: "Vem, Senhor Jesus", quando recebemos a Eucaristia; podemos dizê-la antes de um encontro com alguém ou com algum grupo, quando então queremos unicamente amar a Ele. E também antes de realizarmos qualquer outra vontade sua.
"Vem, Senhor Jesus!", olhando para ti, o amor - a nossa vocação - não conhecerá temor.
Esperando tua vinda, construiremos bem esta vida; e logo que despertarmos para a outra vida, mergulharemos na aventura sem fim.
Tu venceste a morte. E com esta oração percebemos que, desde agora, Tu a venceste também em nós, no nosso coração.
Vem, então, Senhor Jesus, sempre em todos nós.
E a morte não existirá. Tu existirás. O Ressuscitado existirá. E isto já é Páscoa.
13 julho 2018
Desperte para a vida
DESPERTE para a vida.
Medite em suas responsabilidades perante a humanidade e perante Deus.
De você dependem criaturas que o cercam, na família, no trabalho na sociedade.
Não fuja à responsabilidade que você assumiu: realize seu trabalho com amor, produzindo o melhor que puder e o máximo que suas forças o permitirem.
Em suas mãos está uma parte do futuro da humanidade.
12 julho 2018
Jamais engane os outros
JAMAIS engane os outros, para não ser enganado.
Seja sempre verdadeiro...
Não minta para que sua consciência permaneça tranquila e seu sono seja calmo.
Fuja do remorso e não prepare para si mesmo um futuro doloroso, pois nada torna uma pessoa tão infeliz quanto o sentir que ninguém mais confia nela.
Seja sempre verdadeiro e há de angariar muitos amigos leais e sinceros.
10 julho 2018
Equilíbrio
PROCURE viver com equilíbrio, mesmo dentro da agitação da vida diária.
Não se deixe levar pela onda desordenada que envolve a todos. Pode trabalhar muito, ter atividades grandes, mas nunca deixe de fazer tudo a tempo e a hora, equilibradamente.
Reserve uma hora para sua leitura, para sua meditação, para sua higiene mental, a fim de manter-se constantemente em equilíbrio.
O vencedor
'NÃO se escravize às opiniões da leviandade ou da ignorância.' Não importa o que os outros pensam ou dizem de nós.
O que verdadeiramente importa é aquilo que realmente somos.
Tenha sua consciência tranquila, mesmo que seja condenado.
Não se esqueça de que Jesus foi o condenado, e Herodes foi o vencedor momentâneo.
Mas responda: qual dos dois foi verdadeiramente o vencedor?
09 julho 2018
Exemplo
VOCÊ, que é pai, é a criatura mais feliz sobre a face da terra.
Levante os braços aos céus e agradeça a Deus a misericórdia que lhe concedeu. Mas lembre-se de que não basta dar aos filhos o sustento e a instrução.
Algo existe mais importante que tudo isso: é o exemplo.
Dê a seus filhos o exemplo do trabalho, da honestidade, da dignidade em toda a sua vida.
08 julho 2018
Luz e calor
A vida é um canto eterno de beleza! homens complicam a vida e dificultam a existência, porque se acreditam diferentes uns dos outros. Mas a vida é uma só e os homens todos são irmãos. Portanto, não antagonize os outros. Distribua amor e compreensão a todos os que se chegam a você. faça como o sol, que se dá a todos igualmente, em raios benéficos de luz e de calor.
07 julho 2018
Alegria em dose máxima
CULTIVE a alegria em dose máxima. Alegria, porém, não é barulho: é um estado de alma de quem sente em si a plenitude da vida. A alegria provem de dentro de nós mesmos, da consciência tranquila, do cumprimento exato de nossos deveres, e vibra em nós apesar de todos os sofrimentos, calúnias e injustiças. Seja alegre sempre e, quando a tristeza quiser encobrir o sol de sua vida, entoe um cântico de louvor ao Pai, e a luz brilhara novamente em você.
06 julho 2018
Desperte
DESPERTE! Não deixe que a rotina arrase sua vida! Execute sua tarefa com amor sempre renovado, porque isto trará alegria a você mesmo A rotina cansa e corrói a alma, desalenta e carcome o entusiasmo Renove cada manhã seu armazenamento de alegria, de vi ver Ajude a todos e cumpra alegremente sua tarefa, para receber de volta o benefício da felicidade de seu trabalho
05 julho 2018
Que a calúnia não o perturbe
Não deixe que a calúnia perturbe sua vida. Não se nivele ao caluniador, para que não seja igual a ele. Não responda nem se altere continue sua estrada, se está com a consciência tranquila, e não modifique seu modo de viver, só para obedecer ao caluniador. Talvez seja isto o que ele quer: tirá-lo do bom caminho. Não lhe obedeça! Caminhe para a frente imperturbavelmente!
04 julho 2018
Seja humilde
PROCURE ser humilde em todas as circunstâncias. Humildade não é dizer 'sim' a tudo e a todos. Nem é apregoar que somos humildes. Não é agachar-se mentalmente a tudo que os outros dizem. Não! Humildade é saber exatamente o que somos o que valemos. E conhecer-nos a nós mesmos, procurando corrigir sinceramente nossos defeitos, e não nos querendo impor aos outros. Quem é humilde, em geral, não sabe que o é. Mas quem não é humilde é que pensa que é!
03 julho 2018
Ame
PROCURE amar a tudo e a todos indistintamente. O amor é uma doação perene de luz e de felicidade, sem buscar retribuições e compensações. Em todas às criaturas está Deus que habita dentro de cada um de nós. Ame a Deus, amando a seu próximo tanto quanto a si mesmo. Distribua compreensão e paz, para que a felicidade possa morar definitivamente em seu coração.
02 julho 2018
Seus amigos
Não retenha seus sentimentos de gratidão e louve tudo o que contribui para a beleza e o bem-estar da humanidade.
Não se cale diante do que é belo!
Dê expansão ao louvor que provém de seu íntimo, em favor de pessoas e coisas.
A gratidão traz alegria à vida!
Cultive a virtude do louvor espontâneo e sincero e você aumentará o número de seus amigos.