02 fevereiro 2020

A glorificação

      Jesus glorifica o Pai e pede que Ele o glorifique. É uma atitude típica da oração de bênção que supõe reconhecimento, o perfeito conhecimento e a recíproca manifestação do Pai e do Filho, a comunicação da glória de Deus. Ressoa a linguagem da glorificação mútua ao longo de toda a oração. Uma glorificação que ainda deve ser cumprida na cruz e na ressurreição. O Filho glorifica o Pai, narrando o que o Pai é e o que fez pelo Filho, e o que aconteceu com os discípulos.
      Trata-se de uma glorificação no cumprimento da sua vontade e do seu desígnio. O Filho reza glorificando o Pai com uma atitude filial de conhecimento e de reconhecimento, de agradecimento final e de bênção… O Pai aparece como a fonte de todo bem, de quem vêm todas as coisas, todas as palavras que Jesus recebeu e comunicou, todo o conhecimento que Ele transmitiu do seu nome, a revelação da paternidade de Deus que Nele se realizou.
      A oração de ação de graças e de glorificação é fundamental em toda oração eucarística, é o que está presente no coração da Igreja que agradece e glorifica o Pai.

Nenhum comentário: