Às escolas dos focolarinos/as
Loppiano, 22 de junho de 1981 – resp. n.1
Chiara, nascemos num período em que o próprio Papa faz votos para que a Igreja viva o seu Carisma. Mas sabemos, através da História do Movimento, do longo período em que a Obra esteve em gestação no seio da Igreja. Sendo filhas suas, gostaríamos de saber como você viveu aquele período que depois gerou tantos frutos?
[…] Então, como é que nós vivemos aquele período, aquele primeiro período? É esta a pergunta.
Nós o vivemos com o amor a Jesus abandonado, isto vocês já sabiam, com o amor a Jesus abandonado. Jesus Abandonado nos explicava tudo: sobretudo nos explicava uma coisa que é fundamental e isto vocês devem pôr na cabeça, ‘popos’.
Vocês agora estão aqui num período que permanecerá como um dos períodos mais belos de suas vidas. Estão aqui rodeados – sem saber – pela ajuda de todos, ‘em cordão’ sim, em direção a Deus, mas ligados a todos, juntos e, portanto, vocês nem se apercebem do quanto é a ajuda dos outros e quão pouco é o esforço de vocês; mais tarde vocês perceberão isto. Mas, já desde agora, devem, pelo menos teoricamente, assimilar as ideias fundamentais. Ora, o que eu queria que entrasse em suas mentes e que nunca mais saísse de suas cabeças é isto: não se constrói nada, nada, nada, de divino (e é tudo o que nós queremos construir, isto é, o Reino de Deus sobre a terra) sem o sofrimento. Nada, nada, nada, nada! Não tenhamos ilusões, é inútil, não nos iludamos, não há outro caminho para seguir Jesus, há só o da cruz. E quando acrescenta uma palavra, Ele diz: “Renega a ti mesmo”, além da cruz é preciso outra cruz, se diria, renegarmos a nós mesmos.
Naquele período, nós compreendemos muito bem as palavras que, afinal, Jesus diz de si mesmo: que “se o grão de trigo lançado na terra não morre, fica só, mas se morre produz fruto”. Isto é: há uma condição sem a qual não há nada na nossa vida, na vida que empreendemos agora, que é a de morrer como o grão de trigo; porém tem uma consequência maravilhosa que só se verifica se houver sofrimento, se existir a cruz: o “muito fruto”, o “muito fruto”. Nós entendemos isto (e o Senhor fez com que isto nos entrasse num modo violento, ‘a marteladas’, porque nós éramos também… da idade de vocês e com a experiência de vocês e, portanto, era preciso que alguém nos ensinasse e Jesus nos fez entender, nos fez compreender): se aqui não se morre, não se vive, ‘Com vocês, eu tenho a intenção de fazer nascer uma árvore grande do pequeno
grão de mostarda, que vocês são, nascidas em Trento, pequenino, pequenino, duas, três jovens, etc.’ Irá existir uma árvore que cobrirá a terra: “Pede-me e dar-te-ei todos os povos e como herança os confins da terra”.
É uma árvore que já estendeu os seus ramos, os seus… até os últimos confins da terra, nós o sabemos (as 146 nações de que nos orgulhamos, por amor, por… para dar glória a Deus) onde chegou o Ideal. Mas se não se morre, não há nada, não há nada.
Se, como fruto desta pequena aula que fazemos hoje, vocês saírem daqui com esta mentalidade, com esta convicção, eu ficaria satisfeita. Porque eu teria, teríamos muitas outras focolarinas e focolarinos, no Movimento, que levam as coisas a sério e que realmente darão frutos no futuro e que ao lado… cada um de vocês deve frutificar, ao menos, mil corações que O amam, mas mil para dizer um número indefinido.
Foi isto que nós entendemos, isto foi posto dentro de nós. Por isso, também agora, quando vêm as ‘glórias’, por exemplo, as conquistas, nós verificamos logo se foram pagas; e se não foram pagas antes, pagam-se depois. Não há nada a fazer, não há… nem para nós, nem para os outros cristãos; nem para os bispos, nem para os Papas, nem para os religiosos, não há nada… há uma só coisa a fazer: morrer, saber morrer, sacrificar-se, sofrer.
Ao mesmo tempo o Senhor nos fez entender, naquele período, outra coisa: não é que morríamos assim, porque éramos uns ‘imaculados’ que morriam vítimas pelo Reino de Deus, para dar fruto e ir para o paraíso gloriosos e triunfantes. Não! O sofrimento que Deus nos dava tinha outro significado: o de nos purificar. Nós não sabíamos que estávamos tão imundos, digamos, tão cobertos de misérias, de fraquezas, de pecados, de nulidade. Estávamos todos enlameados de humano, não sabíamos, não tínhamos olhos para ver. Por meio da dor, o Senhor nos dá olhos novos e se vê e se vê claramente quantos defeitos temos; mas não é uma soma de defeitos, é um estado, em que estamos, de imperfeição, um estado – para alguns também – de pecado que naturalmente é avaliado por Deus, depende das circunstâncias, de muitas coisas (das tentações e da influência do ambiente, etc.) No entanto, estamos com… tudo, todos misturados com o mal.
Eis então que a morte ajuda a nos purificar. E foi esta a segunda coisa que nós compreendemos, isto é, como éramos nada, e como realmente muitas das ‘mortes’ que surgiam também se justificavam realmente pela nossa fraqueza e por todos os erros que fazíamos como neófitos. Porque éramos jovens como vocês, não conhecíamos quais eram os caminhos de Deus, gabávamo-nos da luz (que recebíamos) e quem sabe quantos erros nós cometemos, só Deus é que sabe!
Portanto, primeira coisa: entender que sem morrer não há nada de divino, vocês nunca construirão nada, nem cidades novas, nada. Segundo: saber que aquilo que Deus nos manda, nos manda porque nos é necessário.
Depois, outra coisa, porém, que o Senhor nos pôs dentro da cabeça naquela época: descobríamos que em todas as grandes obras de Deus, sei lá, na de Santo Inácio (os jesuítas), de são Bento (os beneditinos), como cada Obra de Deus é marcada pelo sofrimento, tem necessidade de provações, se não passa esta provação, não se pode dizer que é Obra de Deus. E isto o Senhor nos iluminou continuamente, continuamente e os outros também nos diziam, inclusive muitos dos nossos superiores que nos seguiam, nos diziam: “Aqui tem o dedo de Deus, tem o dedo de Deus porque existe o sofrimento”.
É uma árvore que já estendeu os seus ramos, os seus… até os últimos confins da terra, nós o sabemos (as 146 nações de que nos orgulhamos, por amor, por… para dar glória a Deus) onde chegou o Ideal. Mas se não se morre, não há nada, não há nada.
Se, como fruto desta pequena aula que fazemos hoje, vocês saírem daqui com esta mentalidade, com esta convicção, eu ficaria satisfeita. Porque eu teria, teríamos muitas outras focolarinas e focolarinos, no Movimento, que levam as coisas a sério e que realmente darão frutos no futuro e que ao lado… cada um de vocês deve frutificar, ao menos, mil corações que O amam, mas mil para dizer um número indefinido.
Foi isto que nós entendemos, isto foi posto dentro de nós. Por isso, também agora, quando vêm as ‘glórias’, por exemplo, as conquistas, nós verificamos logo se foram pagas; e se não foram pagas antes, pagam-se depois. Não há nada a fazer, não há… nem para nós, nem para os outros cristãos; nem para os bispos, nem para os Papas, nem para os religiosos, não há nada… há uma só coisa a fazer: morrer, saber morrer, sacrificar-se, sofrer.
Ao mesmo tempo o Senhor nos fez entender, naquele período, outra coisa: não é que morríamos assim, porque éramos uns ‘imaculados’ que morriam vítimas pelo Reino de Deus, para dar fruto e ir para o paraíso gloriosos e triunfantes. Não! O sofrimento que Deus nos dava tinha outro significado: o de nos purificar. Nós não sabíamos que estávamos tão imundos, digamos, tão cobertos de misérias, de fraquezas, de pecados, de nulidade. Estávamos todos enlameados de humano, não sabíamos, não tínhamos olhos para ver. Por meio da dor, o Senhor nos dá olhos novos e se vê e se vê claramente quantos defeitos temos; mas não é uma soma de defeitos, é um estado, em que estamos, de imperfeição, um estado – para alguns também – de pecado que naturalmente é avaliado por Deus, depende das circunstâncias, de muitas coisas (das tentações e da influência do ambiente, etc.) No entanto, estamos com… tudo, todos misturados com o mal.
Eis então que a morte ajuda a nos purificar. E foi esta a segunda coisa que nós compreendemos, isto é, como éramos nada, e como realmente muitas das ‘mortes’ que surgiam também se justificavam realmente pela nossa fraqueza e por todos os erros que fazíamos como neófitos. Porque éramos jovens como vocês, não conhecíamos quais eram os caminhos de Deus, gabávamo-nos da luz (que recebíamos) e quem sabe quantos erros nós cometemos, só Deus é que sabe!
Portanto, primeira coisa: entender que sem morrer não há nada de divino, vocês nunca construirão nada, nem cidades novas, nada. Segundo: saber que aquilo que Deus nos manda, nos manda porque nos é necessário.
Depois, outra coisa, porém, que o Senhor nos pôs dentro da cabeça naquela época: descobríamos que em todas as grandes obras de Deus, sei lá, na de Santo Inácio (os jesuítas), de são Bento (os beneditinos), como cada Obra de Deus é marcada pelo sofrimento, tem necessidade de provações, se não passa esta provação, não se pode dizer que é Obra de Deus. E isto o Senhor nos iluminou continuamente, continuamente e os outros também nos diziam, inclusive muitos dos nossos superiores que nos seguiam, nos diziam: “Aqui tem o dedo de Deus, tem o dedo de Deus porque existe o sofrimento”.
Portanto, três coisas: saber que se deve morrer, que nunca construirão nada sem o sofrimento; saber que lhes é necessário, porém que é também um sofrimento redentor, digamos, que ajuda Jesus a redimir o mundo, porque com isto se constrói uma Obra de Deus.
Se vocês assimilarem isto, eu já fico muito satisfeita.
Se vocês assimilarem isto, eu já fico muito satisfeita.
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