Marino (Palaghiaccio), 25 de maio de 2002
Supercongresso do Movimento Juvenil pela Unidade2
Sendo jovens, acontece termos muitos sonhos para o futuro que gostaríamos de realizar. Mas como podemos saber se fazem parte do plano que Deus tem para cada um de nós?
A idade de vocês é a idade dos sonhos, e é lógico que sonhem, mas conviria deixar um Outro sonhar, Aquele que os criou e conhece a inteligência de vocês, a vontade de vocês, as forças de vocês, os gostos de vocês, as tendências de vocês, os talentos de vocês. Esse alguém é Deus, que os criou e tem um desígnio para vocês. Deus é como o Sol, depois existem os raios, e cada um de nós deve caminhar para Deus no próprio raio, que significa na vontade Dele.
No início do Movimento, o Espírito Santo, que nos havia mandado este carisma, esta luz enorme, fez-nos entender que devíamos caminhar em nosso raio, não fazer a nossa vontade, mas a vontade de Deus. Foi quando apareceu o sonho dos sonhos, porque quem jamais teria imaginado uma Obra tão grande? […]: aqui está a mão de Deus. Lembro que, quando éramos jovens e começamos o Movimento, eu dizia às minhas companheiras: “Queria amar a Deus com mil corações!” Prezados jovens, agora somos milhões que amam a Deus.
Lembro que sofremos porque Deus nos chamava e, a um certo ponto, era preciso também deixar a família. Quando meus pais partiram em direção da montanha, tive de voltar para a cidade bombardeada, à procura de minhas companheiras. Todas deixamos a nossa família, mas, como Jesus disse, encontramos cem pais, cem mães, cem irmãos, aliás, bem mais do que cem! Cem é um modo de dizer, que significa que encontramos uma infinidade deles.
Lembro também que nós, por exemplo, não conhecíamos as línguas. E agora, no nosso povo, falamos […] praticamente quase todas as línguas do mundo.
Além disso, éramos pobres, pois dávamos tudo. E agora? Pensem somente em nossas […] cidades de testemunho3, que são verdadeiras pequenas cidades. Portanto, vocês entendem a abundância da Providência que chegou para poder construí-las. E ainda temos todos os centros, os Centros Mariápolis4, as editoras que publicam as nossas revistas…5 Tudo veio de Deus. Éramos nada, éramos pobres, mas Ele disse: “Dai e vos será dado” (Lc 6,38). Amamos e Ele nos deu.
Entendam que se eu, quando jovem, como vocês agora, tivesse podido sonhar, jamais teria sonhado um sonho desses. Mas deixei que fosse Ele a sonhar.
1 A denominação “Obra” é uma forma simplificada para Obra de Maria, outro nome do Movimento dos Focolares. Este é composto de vinte e seis ramificações, de acordo com o estado de vida, tipo de participação, idade ou campo de atuação de seus membros.
2 Movimento de amplo alcance dos Focolares, dirigido aos adolescentes.
3 Comunidades do Movimento cujos moradores desejam oferecer ao mundo o testemunho da Espiritualidade da Unidade vivida no cotidiano, no trabalho, nas relações sociais, no estudo, na oração.
4 Centros de formação para os membros do Movimento.
5 Editora Cidade Nova e a revista mensal Cidade Nova (cf. www.cidadenova.org.br).
Nenhum comentário:
Postar um comentário