28 agosto 2021

SABEDORIA CRISTÃ

Qual o critério para viver bem a vontade de Deus?

A vontade de Deus deve ser vivida no momento presente da vida. É no presente que devemos permanecer no raio de sol daquela vontade, diferente para cada um.

No começo, durante os primeiros meses e os primeiros anos, será fácil sair do raio e voltar para a escuridão de nossa vontade. Mas não é o caso de se espantar.

Sábio é não perder mais tempo no desânimo e na contemplação das próprias fraquezas, e voltar sempre, logo, para o raio de sol. Esta é uma ascese, e requer treinamento.

A vontade de Deus será sempre variada. Às vezes será expressa pelos deveres do próprio estado; outras, pelas circunstâncias alegres, indiferentes ou dolorosas em nossa vida ou na vida dos irmãos; outras ainda, por um mandamento ou conselho evangélico; outras, pelos ensinamentos da Igreja; outras, pelas coisas humildes que devemos fazer todo dia para nos sustentar, nos vestir, manter bem a casa ou o escritório, e assim por diante. Outras vezes será sustentar, nos vestir, manter bem a casa ou o escritório, e assim por diante. Outras vezes será expressa ainda pelas inspirações.

Esforçando-nos para viver sempre a vontade de Deus no presente, a voz de Deus, que todo coração abriga, far-se-á sentir sempre mais forte e será mais fácil detectá-la e saber, portanto, o que devemos fazer.

E se não conseguirmos ver claramente o que fazer?

Se, em algum momento, ficarmos em dúvida entre duas ações indiferentes (as ruins Deus não as quer nunca) quanto à vontade de Deus para nós, devemos escolher uma sem vacilar, dizendo ao Senhor no coração: se estou errado, repõe-me no caminho certo. E Ele, que é amor, o fará.

Assim, caminhamos durante anos, por tantos anos, meses, ou dias que Deus nos conceder, amparados pela graça santificante e pela graça atual que ajuda justamente as ações do momento presente.

Cristo viverá em cada um de nós por períodos cada vez mais longos, até cobrir nosso dia inteiro com a sua vida. Então, poderemos chegar a dizer: já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim. Esta é a santidade.

Quantas vezes muitos aspiram a tornar-se santos, mas não sabem como acertar a estrada.

Eis um caminho para a santidade bom para todos.

A vontade de Deus no presente.


#chiaralubich 

Nenhum comentário: